sábado, 30 de agosto de 2008

Em busca da palavras ideal?

Tenho pensado muito no plano de palavras-chave para um projeto de SEO.
Que as palavras são importantes para o sucesso do projeto todos já sabem. Elas precisam estar na página, para que o buscador considere seu site relevante para a tal palavra. Até aí nenhuma novidade.

Mas o que eu venho pensando nesses dias é o seguinte:se a tendência é que cada vez mais as buscas por termos específicos aumente, se o número de palavras únicas buscadas no Google ocupa uma parte maior no bolo de palavras buscas, se falamos tanto em long tails e sabemos que o ranking está cada vez volátil, não é a hora de pensar na forma como estamos sugerindo as palavras para nossos clientes?

Porque não pensar nas palavras que irão se formar a partir da lista inicial sugerida, e elas juntas formarão long tails, vão trabalhar proximidade e dar semântica ao seu texto.

Isso não e novidade. Essa forma de apresentar as palavras se chama keyword modifier, já comentei no blog. Dá certo, principalmente em sites grandes, com conteúdo variado. O problema é que quase ninguém usa e continuam tentando apontar a melhor palavras-chave. Busca é volátil, sazonal e ainda não é semântica. Quanto mais a gente se cercar de formas como o usuário vai digitar melhor.

Sei lá mil coisas....

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Será que os buscadores valorizam tanto as strongs?

Há tempos me faço essa pergunta: será que as tags strong dão realmente relevância para as palavras-chave. Será q elas tem valor na otimização?

Na otimização, pq na usabilidade sabemos que é muito importante. Não recomendo deixar de usá-las. Recomendo usar para destacar informações relevantes para se usuário, já que eles scaneiam os texto.

Mas perceba isso. Fiz dois testes:

-no primeiro peguei um site que tem strong nas palavras-chave. Verifiquei no cache do Google e as palavras não estão em negrito:




-no segundo peguei uma página que usa as head tags. Verifiquei que no cache do Google a palavra aparece em destaque:




Se links e head tags o cache do buscador identifica como diferente, significa que ele identifica as tags como importantes, certo? Mas pq as palavras em negrito não são destacadas, então?

terça-feira, 12 de agosto de 2008

SMX SP 2008 / Painel de sites amigáveis



O SMX já passou e essa foto foi feita na hora da minha apresentação!
Foi uma ótima experiência, conheci muito gente nova e fiz ótimos contatos profissionais.

Agradecimento especial para Sara Holoubek, que adorei conhecer. E viva as caipirinhas!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Seminário Internacional de WebAnalytics

Dia 12,13 e 14 de agosto acontece em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro a segunda edição do Seminário Internacional de WebAnalytics .



O evento é patrocinado pela CLM e conta com Colby Cavanaugh, Sean Browning e Virginia Carcavallo como palestrantes e vai abordar assuntos como Web Analytics e Web 2.0, principalmente.