quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Texto no Jornal Propaganda e Marketing 16/02 sobre O comportamento do usuário de busca

Saiu essa semana um texto de minha autoria no jornal Propaganda e Marketing sobre o Comportamento do usuário de busca

:)

domingo, 15 de fevereiro de 2009

SEO Snake oil, Canonical Tag e Grandes descrições para termos Long Tail

Como faz tempo que não escrevo nada aqui, resolvi escrever um post envolvendo os tres principais assuntos da última semana.

1) Snake oil: na terça-feira Dvorak escreveu um texto no PCMAG.com sobre SEO. Até Matt Cutts ficou sem saber o que dizer com o texto dele. No texto, Dvorak escreve que tentou colocar algumas práticas vendidas pelos SEO especialist em seu blog para saber se tinha resultados. Ele escolheu duas: otimizar a url, fazendo urls longas e outras usou as redes sociais. Mas, ele não conseguiu grandes resultados que fez a seguinte afirmação:"Long URLs are bogus! Tags like "nude" and "naked" are counterfeits! SEO is a big business, and from what I can tell its proponents are modern snake-oil salesmen"

No parágrafo de conclusão ele coloca:

"Now don't get me wrong. I'm not saying there's nothing you can do to get more attention. Much of what you can control is structural. If you have a blog full of fancy AJAX code, it's going to be difficult to index, for example. Making your Web site search-engine-friendly is one thing, in other words. But using stupid human tricks such as the long URL and tags to get more attention is folly—and bad advice, from what I can tell. Beware!"


Olha, apesar da ofensa inicial do snake oil, tenho q admitir que o cara foi brilhante na conclusão. Achar que URLs longas podem, só isso, ajudar a tornar amigavel um site é um pouco demais. O mesmo digo das redes socais. Sem falar que ele coloca que há muito de estrutural na otimização de um site! Certíssimo! E também conteúdo, e ai que acho q uma URL otimizada pode ajudar, na proeminência dos termos no codigo.


2) Canonical Tag: essas é sensacional. na quinta saiu a noticia que Google, Yahoo e MSN fizeram um acordo para criar um tag para evitar problemas de duplicidade nas páginas. Os famosos problemas canonicais, que são frequentes nas páginas de e-commerce. Raro um acordo dos três buscadores, mas esse foi mt mt mt bom. Prepara-se que vai ter mt gente usando isso como SPAM. E isso vai acabar com mito estratégia de ir criando páginas de um mesmo produto e em categorias diferentes... + um link bem legal sobre o tema no blog do Matt Cutts

3)Longas descrições: isso há tempos estpa em testes. Mas agora parece que já podemos notar que realmente o Google está apostando em descrições longas nos resultados de busca quando o termo buscado também for longo. Ou seja, long tail. Isso é mt bom, primeiro pq mostra para o usuário um pouco mais da página, o que pode ajudar na taxa do efeito "entra e sai da página". Outro ponto é que realmente sabemos que podemos apostar nas long tails. Se o buscador começa a fazer alterações pensando nesses termos, significa que mais pessoas estão buscando por eles...