sábado, 21 de abril de 2007

Nova pesquisa sobre os fatores de posicionamento de ranking

Esta dica fiquei sabendo através do mais novo blog sobre search engine marketing brasileiro: o Daily Search, escrito por Gustavo Bacchin, um dos fundadores da Cadastra Search Engines Promotion. :)

A agência de search engine marketing americana, SEOMoz, uma das mais conceituadas do ramo, atualizou seu famoso relatório sobre fatores de posicionamento de ranking. O documento conta com a participação de várias feras do mercado de search, o que torna o material ainda mais rico e interessante.

Quem lida diariamente com otimização deve concordar com o resultados do relatório, principalmente se compararmos com a versão 1, escrita em 2005. De lá para cá, muita coisa mudou, inclusive o algoritimo dos buscadores. Os top 10 de 2007 foram:



As titles continuam no topo da lista, claro. Além da extrema relevância que o spider dá, há também o ponto de vista do marketing: uma title bem feita pode decidir o click.

A segunda, terceira e quarta posicições me deixaram extremamente feliz. Ao contrário que muitos podem pensar, conta a popularidade total do site, e não de uma página somente. Logo não precisamos ficar nos preocupando se a página X tem pouca popularidade externa. Note que em 2005 os links externos ficavam no TOP 5 da lista, e hoje fica em 9.

Em contra-partida há uma maior importância dos links internos do site. O que sustenta a importância de que o site precisa ter uma boa arquitetura, ser navegável para ser encontrável. Por isso que os links âncoras continuam lá em cima na lista.

Outro ponto importante em relação aos links externos está na qualidade do link: relação do assunto da página onde se encontra o link externo com o assunto da página para qual ele se direciona. O que mostra que nem sempre quantidade de links é tudo para o buscador.

Note que tudo gira em torno do conteúdo e dos links dentro e fora do site, mas sempre preservando a relevância do mesmo. Mas o que mais gostei nesta lista foi o TOP 7: Popularidade do site dentro de comunidades. Isso mostra o quanto o usuário é importante para os critérios do buscador. Se um site é muito comentado em uma comunidade é porque ele é relevante para os usuários que buscam informação. E porque não utilizar isto como critério de busca?!?!

Eu adorei. Leitura obrigatória para quem curte search engine marketing.

Nenhum comentário: