terça-feira, 20 de novembro de 2007

Berrypicking e search usability

Aproveitei o feriado para tentar colocar a leitura em dia.

Encontrei no Search Engine Land um artigo entitulado de "Understanding Search Usability", e de lá fui parar o documento sobre Search Behavior escrito pela professora da UCLA Marcia Bates, em 1989.

Pois é, muito antes do Google e Yahoo surgirem, ela fez um estudo de como seria a pesqusia por informação através de um mecanismos de busca online. Aí ela chegou ao conceito de berrypicking e escreveu o documento que comentei acima, que foi entitulado de: THE DESIGN OF BROWSING AND BERRYPICKING TECHNIQUES
FOR THE ONLINE SEARCH INTERFACE.


Berrypicking é, de uma forma bem resumida, a forma de como pesquisamos alguma coisa usando os mecanismos de busca. Ou seja, a busca não é linear, como muitos podem pensar, fazemos varias pesquisas, selecionamos os melhores resultados e chegamos a um resultado final.

Shari Thurow, autor do texto do "Understanding Search Usability" definiu que o usuário pode ter uma série de comportamento quando realiza uma busca. São eles:

Querying
Refining
Expanding
Browsing/surfing
Pogo-sticking
Foraging
Scanning
Reading

E diz que o termo "search usability" se aplica a todo search behavior e não especificamente a um tipo de comportamento. Por isso que a pesquisa feita pela professora da UCLA é tão importante, porque há anos atrás ela definiou o comportamento chamado berryspicking como o verdadeiro comportamento das pessoas que buscam por informações e este tipo de conhecimento pode guiar na criação de interfaces melhores para web pages. Isso sim é search usability!

O problema é que SEO e profissinais de AI ainda parecem viver em mundos diferentes. Enquando profissionais de SEO definem como comportamento de busca:

Querying
Refining
Expanding

Os profissionais de AI pensam que é:

Browsing/surfing
Pogosticking
Foraging
Scanning
Reading

No fim, Shari conclui que: "The term "search usability" addresses all search behaviors on a single web site, not only querying behavior, and not only browsing behavior. A user-friendly, search-friendly web site accommodates berrypicking behavior and delivers searchers to the information they desire as quickly and easily as possible."

Nenhum comentário: