quarta-feira, 18 de março de 2009

Links devem agregar valor ao conteúdo, e não auto promover um serviço

O que você entende como um link na web? O que vc, como usuário, espera de um link que esteja dentro de um texto? Do tipo abaixo que está na página do G1?



Pensou? Aposto que, como usuários, queremos que o link acrescente alguma informação relevante ao que estamos lendo naquele momento. O link é colocado quando o autor quer mostrar algo a mais e não escreve porque o texto ficará grande, pq não convém, whatever! Se você pensou nisso, acredite que você está certo. Inclusive é isso é o que Jackob Nielsen fala em seus livros.

Pois bem, mas não é isso que muitos estão fazendo, principalmente quando o assunto é otimização de sites (SEO). Muitos usam os links para promover sua marca, empresa, serviços, produtos, ou a si próprio.

Os links geram credibilidade pro robô do buscador. Pelos links que os robos navegam e chegam nas páginas e conseguem entender qual é o assunto da página. Então se você está escrevendo sobre uma matéria sobre Barack Obama e linka para a página da Biografia dele na Casa Branca, você está gerando credibilidade para sua página porque uma informação completa a outra. É isso que entendemos por links e essa a teoria que os buscadores tem de credibilidade dos links. Para o usuário é uma forma de saber mais sobre o presidente dos EUA e para o robo a credibilidade que precisa para entender o assunto e aplicar palavras-chave aquela página.

É essa aplicação de palavras a determinado texto que faz uma página ficar bem posicionado. Ai gera a equação LINK + CONTEUDO RELEVANTE = POSICIONAMENTO NO RANKING.

Pois bem, a partir do momento que você aparece bem posicionado para determinada palavra, você passa a atrelar a palavra-chave a sua marca, certo? Ótimo para sua empresa, trabalhamos o branding no resultado de busca e todo mundo fica feliz.

Sabendo disso, muitos SEOs estão escrevendo artigos na web e colocando links para suas empresas. Até aí, tudo bem. O problema é que não colocam links a partir de uma palavra-chave como o nome da empresa, ou o slogan, ou assinatura, mas sim nome do serviço que oferecem, provocando ou forçando o buscador a atrelar o nome da sua marca àquele serviço. Agora me diz a verdade e imagina essa situação: vc lendo o artigo sobre o Barack Obama usando o BlackBerry, gostaria de seguir o link para a página da Casa Branca que tem a biografia dele ou para uma empresa faz aplicativos para o BlackBerry???

Isso é uma forma de manipulação de links sim e como manipular links não é natural, entendo que isso como uma prática BLACK HAT, apesar de tudo.

Acho inclusive que os buscadores devem começar a pensar em como barrar essa prática, porque, como toda manipulação de links, essa prática não beneficia usuários.

Se você quer atrelar a sua marca a uma palavra-chave, seja ela um serviço ou não, tente fazer isso de forma legal, honesta, sem entupir artigos e textos externos com links para promover o seu produto ou serviço e que não AGREGAM valor a leitura do usuário. Os links devem,antes de tudo, agregar valor de conteudo pro usuário.

Um comentário:

Juca Lopes disse...

Se você for amigável aos usuários eles virão... (não somente pela busca, diga-se de passagem). O resto é conseqüência.

A maioria acredita que o resultado está em levar os usuários até o seu site. Mas se esquecem de que não adianta de nada chegar ao motel se a garota(o) não quer saber de você...

Bjs!