sábado, 27 de junho de 2015

El empleo e Tempos Modernos de Chaplin

Já viu a animação desenvolvido pelo estúdio de argentino Opusbou? Chama-se El empleo, já ganhou 102 prêmios e deixa uma reflexão sobre como trabalhamos  no século XXI.



A animação é ótima, não só pela qualidade, mas principalmente pela mensagem que passa. Trabalhamos porque precisamos do dinheiro para viver, mas estamos felizes? Problemas a parte, estamos felizes ao ir todos os dias para o escritório? Ou fazemos tudo no piloto automático.

Quando vi esta animação pela primeira vez, logo lembrei do filme de Chaplin, Tempos Modernos. Clássico do cinema é uma crítica ao capitalismo. Porém, o que mais me chamou atenção é que no filme o personagem está ligado no piloto automático, mas sempre sorrindo. Aliás essa é a principal mensagem do filme no final ( ao menos para mim): anime-se, que se você sorrir o futuro sempre será brilhante, A música foi composta por Chaplin para o filme em 1936, mas continua atual.


"That's the time you must keep on trying

Smile, what's the use of crying?

You'll find that life is still worthwhile

If you'll just smile."



É essa a grande diferença entre as duas críticas a rotina massante de trabalho: o sorriso. Na animação argentina o trabalhador não sorri uma única vez. Por sua vez, o personagem de Chaplin sempre sorri, sempre brinca, sempre encontra uma forma de tornar a rotina de trabalho menos chata e pesada.


Se esta animação é uma critica a forma como nós lidamos com os nossos empregos neste século, tenho que concluir que pioramos. Pioramos porque estamos acomodados com nossa rotina, com o salario todo mês na conta, com nossos 30 dias de férias anuais, com essa falsa estabilidade. Estamos indo pro lado mais fácil, mais prático, esperando que o mundo mude, como se mudança não dependesse de nós.

Toda esta rotina cansativa nos tira o sorriso, nos tira o humor. Precisamos trabalhar sim, mas precisamos viver antes de tudo. Se não estamos felizes, precisamos mudar de alguma forma, mesmo que isso vá contra a tudo que sempre nos foi dito. Mesmo que te digam ao contrário. Se você tem algum sonho, vá lá buscá-lo.


Nenhum comentário: