sexta-feira, 27 de abril de 2007

Page Rank não é tudo

Há tempos sustento a tese de que Page Rank não significa muita coisa. Já foi o tempo de glamour. Da mesma forma que foi-se o tempo de que os links que apontam para seu site decide o peso do site para o Google.

Hoje li no Search Engine Roundtable o post de que mts discutem que sites que antes tinham um PR considerável de acordo com a barra do Google, hoje aparecem com zero. Será um possível bug?

Os participantes ainda discutem que se aconteceu em seu site, isso não influenciou no numero de visitas em seu site, o que comprova a teoria que o Page Rank apresentado não influencia tanto assim no posicionamento do ranking.

Minha visão pessoal da barra do Google é de uma excelente estratégia de mkt para divulgação da marca que de quebra consegue pegar várias informações.

Quando começou toda a especulação sobre o Page Rank, os caras do Google tiveram a grande sacada: vamos então mostrar numa escala pequena a quanto o Google dá relevância. Como? Por uma barra que tenha o PR e que é preciso instalar em cada computador. E assim como o Alexa, de quebra pegam informações sobre o comportamento dos usuários na hora em que esta navegando.

Durante um bom tempo o PR era algo mt avaliado pelos search engine mkt, assim como a popularidade do site. Talvez pela falta de métricas que temos para avaliar o desempenho de um projeto de SEO, não sei. O problema que sempre achei é que não podemos ter como métrica algo que não temos controle. Por isso que temos muito mais a oferecer como resultados do que um simples relatório de posicionamento. Aumento de tráfego, tempo de permanência do site, o retorno dos usuários, os conteúdos mais vistos, etc, são algumas coisas que podem ser oferecidas. Acredito em SEO para agregar valor ao site. Ter em mente as praticas na hora de construir um site é importantíssimo.

Só para fechar a tampa: é muito claro que a escala de variação do PR é muuitooo maior do que de 0 a 10, e que os fatores que levam o Google a dizer que um site é mais relevante do que o outro vai muito além do que pode supor nossa vã imaginação.

Nenhum comentário: