sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Google Suggest, SEO e comportamento do usuário na busca

A bola da vez é o Google Suggest. E com ele todo o Buzzy que um novo produto do Google faz.

O comentário maior sobre o google suggest é que como ele pode afetar negativamente a otimização do site, principalmente na questão das palavras long tail, já que o próprio buscador apresentará sua sugestão de busca. E quem faz isso é um algoritimo.

E aí começa toda a discussão: o algoritimo sabe o que é mais relevante para mim, antes mesmo de fazer a busca? E as long tails? O Google pode influenciar na busca do usuário, já que ele sugere a palavra , certo?

Posso estar tendo uma visão Pollyana de mundo, mas, ao contrário do que muita gente está comentando, acho que o Google Suggest pode ficar do nosso lado. Pq?

Porque ele vai ajudar o usuário na hora da busca e isso pode gerar insights para ele digitar novas palavras e até refinar mais a busca. O Google Suggest pode ajudar a ensinar os usuários as melhores formas de se fazer uma busca, com objetivo de trazer as melhores informações. A busca por palavras genéricas ainda é muito grande e o Suggest pode, porque não, ajudar a fazer com que os usuários comecem a procurar por long tails e até o próprio Google sugira palavras long tails depois. Afinal, o Google Suggest é baseado em dados globais de popularidade de várias pesquisas para gerar a sugestão de palavras. Ou seja, é baseado nas palavras mais buscadas.

Será que temos q temer tanto esse algoritimo? Não podemos esquecer que hoje é um algoritimo que diz qual o conteúdo relevante pra minha busca! Por que tanto comentário sobre o Google Suggest, então? E se nenhuma das palavras for ideal pro usuário?

Agora o que realmente temo é: se o suggest é baseado na popularidade da busca, o que será que nos aguarda de tentativas de SPAM pra tornar palavras populares? E quanto de filtros que o Google terá q fazer para evitar mais um SPAM?

O que eu me pergunto é: porque diabos tem tanto comentário sobre o impacto isso no mercado de busca agora que o Google lançou, se o Yahoo! já lançou isso a bastante tempo e quase nada foi falado? Ok, ok! A busca do Google é melhor que do Yahoo e Google é lider de busca. Logo, o impacto vai ser maior. Mas,será que houve alguma mudança no comportamento do usuário do Y! na hora q ele faz a busca, depois que implementaram o suggest?

2 comentários:

Mauricio Zane disse...

Bela Leitura Débora.

Eu concordo com tudo que disse. Ouvi alguns idiotas falarem que era o fim do long tail. Brasileiros, inclusive.

É impossivel acabar com o long tail!
Impossível.
Porque quanto maior a cauda, maior a relevância.
Simples assim!

Se você ta buscando um palio 2005 4portas preto. E quando for buscar iss no Google e digitar PALIO e no suggest você clicar no shor tail. Você tem apenas 10 chances de encontrar o resultado relevante.
Logo, o usuário vai ser impactado negativamente pelo shor tail e ser incitado a buscar no long tail.

É isso aí Débora. Vamos matar os idiotas que querem matar o long tail. ;)

Leandro Feijó disse...

Uma coisa é certa: as buscas com palavras escritas de maneira errada vão praticamente sumir. Já foram reduzidas com a ajuda do "Você quis dizer:", agora então...

Uma pergunta: Porque você não disponibiliza o conteúdo em rss?

Até