terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Link Bait ou Link Baiting: especialistas indicam

Já tinha lido sobre link baiting no blog do Danny Sullivan e Matt Cutt. Lá eles deixam suas opniões sobre este método recente usado por nós, SEO. Recente em termos, ne?!?

Apesar do nome, bait, não há mal nenhum em aplicar esta prática, uma vez que pode gerar algo interessante que pode prender a atenção das pessoas. Há várias formas de fazer isso, o Gilberto Alves da Desta.ca escreveu um post com as 10 dicas de fazer link bait. Mt legal! Ele deixa claro que não há nada de novo nessas dicas, nada. Todo blogueiro já deve ter feito, sem saber que estava fazendo. O objetivo é gerar buzz, barulho, comentários. Pedro Cabral, presidente da Agencia Click, escreveu no ano passado uma coluna na Gazeta Mercantil que o que as pessoas querem quando escrevem um blog é ter audiencia. Ser conhecido. É isso que o link bait faz.

No seu blog Matt Cutt, engenheiro do Google, recomenda o link bait.

Danny Sullivan escreve em seu blog:

"A more recent method is link baiting, which typically takes advantage of Web 2.0 social content websites. One example of this new way of generating links is to submit a handcrafted article to a service such as http://digg.com. Another example is to earn a reputation in a certain field by building an authority through services such as http://answers.yahoo.com."


O link bait se confude com o que chamamos de SMO- Social Media Optimization - que nada mais é do que tornar um site conhecido nas redes socais. As pessoas utilizam as redes socais para se informar, trocar idéias, opniões, sugestões. Então, nada melhor do que estar onde seu publico está. Em dezembro passado, escrevi um texto no Web Insider sobre Social Media Optimization.

Certo ou errado?

É uma questão delicada utilizar link bait, da mesma forma que fazer a otimização do site tambem é. A preocupação maior seria em manter a credibilidade do site. Fazer um link bait de qualquer maneira só para promover o seu site, pode ser arriscado, principalmente se tratando de redes sociais.
Já viu como as informações correm rápido no orkut, no you tube, no yahoo respostas, etc?


Particularmente, acho a estratégia de link bait melhor e mais inteligente do a estratégia de Link Bulding pelo simples fato de usar conteudo para se promover na rede. E como sempre prezo a credibilidade do site, a marca, então pode sim gerar um buzz legal.

E do ponto de vista de SEO, gera conteudo, o que os buscadores mais gostam. ;)

2 comentários:

Gilberto Jr disse...

oi Deb,

Muito obrigado por citar minha postagem. Só faltou o link né :)

Juca Lopes disse...

Oi Debs!

Gostei do artigo sobre link baiting! Eu só terminei de escrever o meu hoje, dá um pulo lá...
http://osonhar.blogspot.com/2007/03/link-baiting-se-voc-construir-eles-viro.html

Beijos!