Conteúdo Duplicado: o que é verdade e o que é mito.
Às vezes acho que as pessoas enxergam os buscadores como o próprio demonio que vive conspirando para os sites fiquem lista de SPAM.
Por exemplo, a questão do conteúdo duplicado, muito que se pensa é mito. Não que os conteúdos duplicados não sejam um problema para os buscadores. São, sem duvida nenhuma. Há muitas tentativas de enganar os buscadores. Mas, na grande maioria das vezes, são somente filtros, não penalidades. Filtros que existem para que a seleção das páginas nos resultados de buscas sejam mais relevantes para o usuário. Não podemos nos esquecer que este é o principal objetivo dos buscadores: gerar melhores resultados para as buscas. As vezes pensamos que estamos sendo punidos, mas não, são filtros somente.
As penalidades são reservadas para páginas que, de uma forma ou de outra, tentam enganar os buscadores. Para surpresa de muita gente, conforme escreve Jill Whalen na sua coluna no Search Engine Land, penalidades raramente acontecem. E quando ocorrem tem um motivo real para ter acontecido.
Os buscadores não são do mal. Eles têm filtros que tem como único objetivo de gerar melhores resultados, nada além disso. Se seu site não tem nada que tem engane os buscadores, então não tema. São só filtros. Os conteúdos duplicados não são SPAM, os SEs só querem apresentar para o usuário uma maior vairedade de resultado para o usuário. Os buscadores não conspiram contra os sites.
Deixo claro que não sou a favor da duplicação de conteúdos. Mas tê-los não é o fim do mundo. Vale muito a pena usar os redirects para URLs que levam para o mesmo conteudo, para evitar problemas canonicais, como afirma Matt Cutts.
Ah, toda quinta-feira tem um post na nova coluna do Search Engine Land, chamada de 100% Organic, escrita por Jill Whalen.
No blog do Google há um post muito interessante sobre o que o buscadores considera conteudo duplicado.
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