segunda-feira, 12 de março de 2007

Google alerta contra os tipos de páginas que são indexadas

Com o intuito de melhorar qualidade dos resultados de busca, o Google alerta para a nova regra de indexação de páginas no seu banco de dados.

Páginas que somente mostram como resultado um punhado de resultados de procura, devem receber a tag robot.txt, uma vez que não tem conteúdo relevante para os usuários.

Darei o mesmo exemplo que Danny Sullivan, mas para os resultados no Google Brasil.
Quando faço uma busca por "dvd Payer":




Repare nos resultados da pesquesas nos primeiros resulados: Bondfaro eAmericanas. Essas páginas têm algo em comum. O conteudo são simples listas de DVD players que estão a venda nessas lojas.

Matt Cutts sugere que o Google faça esforços para ir contra este tipo de conteúdo, uma vez que só são simples listas de resultado de busca.

No novo Guide Line do Google diz:

"Use robots.txt to prevent crawling of search results pages or other auto-generated pages that don't add much value for users coming from search engines."

Então, já que o Google está se preparando para evitar de indexar essas páginas que são simples resultados de busca, é legal prevenir usando o robots.txt conforme reza a regra.

Agora, fazendo uma analise sobre isso tudo.

Acho genial a atitute do Google em apurar ainda mais os resultados de busca. Como usuária que sou do buscador, me incomodava profundamente sempre que procurava por palavras cujo resultados gerados eram páginas com outros resultados de busca.

Há pouco tempo passei por esta situação. Só queria saber mais sobre a configuração do lap top que estava para comprar. E só vinha resultados de páginas de busca de sites e-commerce.

Como profissional de search engine marketing acho interessante este tipo de atitude tanto pro SEO quanto para Links Patrocinados.

Para SEO teremos ate menos resultados, em contra partida serão resultados mais relevantes, informativos. É a vez e hora de otimizar as páginas desses sites.

Para Links Patrocinados, pode aumentar o numero de anuncios, sim, pq não?

Ah, e nada impede do buscador indexar páginas onde tem informações sobre os produtos. Por exemplo, quero comprar um livro e procuro no Google o nome do livro. Se o resultado for uma página onde traz informação sobre ele, ok! Satisfaz a minha procura e o buscador tb!

Nenhum comentário: