sexta-feira, 30 de março de 2007

Yahoo! retira links de diretório do resultado de busca orgânica

Um participante do Search Engine RoundTable reparou a mudança e contou para todos: o Yahoo! removeu da sua busca orgânica os links que levavam para o diretório do buscador.

O diretório continua, porém não aparece mais no resultado de busca orgânica, como confirma as prints que os blogs Search Engine Land e Search Engine Roundtable fizeram.

Os representantes do Yahoo! confirmam a mudança e o principal motivo foi para não evitar cluster e melhorar a experiência do usuário.

Update de algorithmo, retirada do diretório da busca orgânica....e o Yahoo! não desiste de suas origens. :)

5 comentários:

gbacchin disse...

Oi Debora,
Tu acha que isso afeta a autoridade do diretorio? Ou seja, as listagens (links) do diretorio do Yahoo nao irao ter mais o valor que possuem hoje?

Parabens pelo blog! Finalmente um blog 100% brasileiro sobre SEM.

Abraco,
Gustavo Bacchin

Deb Alonso disse...

Olá Gustavo,

Os diretórios são feitos por editores, ou seja, pessoas que escolhem qual categoria cada site irá ficar.

Não sei bem ao certo como está hoje, mas na minha epoca de editora de diretorio de busca, quem escolhia qual era ao site relevante ou nao para as buscas eram os editores. E só por esse motivo que acho os diretorios são cada vez mais obsoletos, porque é subjetivo demais. O usuário não tem escolha de categorizar o site.

Talvez a folksonomia seja uma solução.

Obrigada pela visita.

[]s
Deb

Paulo Rodrigo Teixeira disse...

Deb,

Os diretórios continuam na sua maioria assim. O Yahoo! lá fora cobra US$ 299 anual para ter um site no seu diretório!

Eu não gosto muito de diretórios, pois tem sempre a fogueira das vaidades. O DMOZ por exemplo deveria acabar, já a idéia do Yahoo! é boa, só acho salgada.

Grande abraço

gbacchin disse...

Olá Débora,

Minha pergunta era mais em relação à links. Eu sempre considerei o diretório do Yahoo um site de autoridade na web (ou pelo menos é o que eu penso que ferramentas de busca acham). Resumindo, se você tem seu site listado, conta então como um link de qualidade.

Minha idéia seria: se o Yahoo está, digamos assim, diminuindo a exposição do diretório será que isso afetará a relevância do mesmo em outras ferramentas? Caso aconteça, em minha opinião o Yahoo perderia seu valor como estratégia de link building.

O que tu acha?

Abraços,
Gustavo

PS: concordo com o Paulo, é um preço salgado, mas até então ainda é uma fonte de links em que se podia confiar.

Deb Alonso disse...

Oi, Gustavo

Desculpa a demora.
Ainda podemos confiar no sites do diretorio do Yahoo!, concerteza, mesmo com essa mudança.
Acho que não influenciará na relevância do link não. É até mais honesto não ter um link pro diretorio, uma vez que é cobrado um preço por click nos sites do diretório.
No fim das contas, não irá perder a relevancia e experiencia do usuário será melhor.

[]s
Deb