quarta-feira, 20 de junho de 2007

Google pede para denunciar casos de links pagos

Confesso que não sei ha quanto tempo isso está funcionando. Fato é que só vi hoje.

Na ferramenta para webmaster que o Google oferece, onde vc consegue ver quais links externos apontam pro seu site, qual foi a ultima vez que o robot visitou a sua página, ranking médio das palavras, entre outras coisas; têm um link onde vc pode informar pro Google sites que podem estar comprando ou vendendo link, ação que afeta a qualidade dos resultados oferecidos pelo buscador.



Justifica que "A compra de links para aprimorar o PageRank é uma violação das nossas diretrizes de qualidade. O Google utiliza vários métodos para detectar links pagos, inclusive técnicas de algoritmos."




Em fevereiro escrevi um post sobre "Pagar ou não pagar pelos links", uma longa discussão entre Sullivan e Randfish do SEOmoz se deveria ou não colocar not follow nos links de parceiros. Sullivan é contra os links pagos, Randfish a favor.

Eu, particularmente, não gosto muito da compra de links por um motivo lógico: vai contra a filosofia de que o buscador, no caso o Google, deve mostrar conteúdos que sejam relevantes para o termo procurado e não porque alguem está comprando links. Até pq, vai chegar uma hora que nem todos poderão comprar links, somente alguns. Quanto custa um link?

E mais: se é pra ganhar dinheiro com os links, não justifica não termos mais diretórios. Óbvio seria continuar com eles e não desenvolvermos um complexo sistema de algorithmo que visa gerar resultados relevantes. Concorda?

O fato de não concordar com a compra de links não significa que seja contra o link building. Sim, podemos fazer um sites com páginas ótimas, bem estruturada semânticamente, com uma boa estrutura de links internos e pedir que parceiros colocaquem links visíveis pro seu site em suas páginas. Isso é só bom para os dois lados. O resto deixa que a própria rede se forma. Sempre foi assim. Se o seu site for bom, as pessoas vão linkar.

Nenhum comentário: