domingo, 16 de setembro de 2007

As long tails e a lei das categorias

Estou lendo novamente os livro Long Tail de Cris Anderson.
A vantagem de reler as coisas é que sempre vem um coisa nova que deixamos escapar na primeira leitura.

Fiquei parada na teoria dos 80/20 e quando ele fala: "mas, meu interlocutor atuava no mundo digital, que é diferente do universo tradicional". Parei aí e me lembrei de uma aula de marketing da faculdade. Lembro-me que o professor passou um video, não me lembro qual e nem quem estava falando, mas era um guru de marketing falando para uma camera sobre as leis do marketing. E a que mais me chamou a atenção foi a "Lei da Categoria". Essa lei diz o seguinte: se vc nao pode ser o primeiro lugar, invente uma categoria e seja lider nela.

Pense bem, tudo é assim. A lei da categoria que falava no video é o mesmo mercado de nicho que Aderson defende no livro. E como todo o mercado tem as sua particularidades, este mercado de nicho que a web deu grande força para crescer, tem as suas paritcularidades. Por isso que o mundo digital é diferente do universo tradicional. Por que no mundo digital, não funciona mais com a ideia antiga do marketing onde o cliente escolhe o que o publico vai ler, ver...Não, no mundo digital quem escolhe é o usuário. Por isso que na categoria mercado de search quem manda é o usuário. Ele que sabe o que procura. E não trabalhar com as log tails é pensar que todos procuram pela mesma coisa da mesma maneira. E cá entre nós...não é bem assim. Basta nos pegar num momento fazendo uma pesquisa no Google, Yahoo!, MSN, ou qq outro buscador.


;)

Nenhum comentário: