segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Algoritimo para reduzir o impacto do Google Bomb

O novo algoritmo do Google vem com uma novidade que promete reduzir o impacto do Google Bomb.

Exemplo clássico de Google Bomb é para a palavra "miserable failure". Se procurássemos esta palavra no Google.com o primeiro resultado de busca seria a página da Casa Branca, falando do presidente Bush.

Danny Sullivan em seu blog Search Engine Land coloca o antes e depois dos resultados do Google Bomb, e mostra que não só o "miserable failure" foi afetado, mas outros Google Bomb.


Google Bomb é usado por algumas pessoas para manipular o algoritmo de busca, forçando o resultado na busca orgânica. Geralmente são termos pejorativo que se refere a alguma pessoa publica. No Brasil, tivemos um exemplo de Google Bomb. Quando procurávamos por "o maior mentiroso do Brasil" na época das eleições de 2006,o primeiro resultado de busca era uma página da Wiki pedia sobre a historia do presidente Lula. Agora este resultado caiu para 4 lugar.




Em seu blog oficial, o Google diz que o novo sistema de algoritmo que reduz o impacto do Google bomb ainda é muito limitado, mas que ajuda sim na qualidade dos resultados de busca. Acrescentam ainda que o Google Bomb acontecem raramente para termos comuns.

Nenhum comentário: