segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Tudo tem limite

Trabalho com otimização e sei o quanto é importante esta era da WEB 2.0, onde o conteúdo deve ser compartilhado. Mas os excessos precisam ser controlados.

Volta e meia sai algum artigo sobre permitir ou não o uso de Messenger no trabalho, bloquear o acesso ao orkut nas empresas, ou permitir a visualização de blogs em horário comercial.
Entendo e aprovo que isso faz parte do nosso dia-a-dia, principalmente quem trabalha em agência interativa. Precisamos disso, trabalhamos com isso. Mas tudo tem limite.

É fácil saber quando a pessoa está de conversa no MSN, digitando um scrap no orkut, ou respondendo alguns daqueles milhares de e-mails que amigos trocam durante o dia: pelo barulho das teclas. Agudas, barulhentas e desconcentrantes são as teclas. E quando o barulho chega ao extremo resolvo dar uma olhada ao redor e lá está prova: janelas de MSN, e-mails pessoais e orkut abertos. Às vezes abertos ao mesmo tempo! E sabe por que as teclas irritam tanto? Porque pela velocidade do digitar não pode ser trabalho. Digitar no Messenger com um amigo e falar ao telefone são as mesma coisa. Não pensamos muito no que estamos digitando. Não há uma preocupação com a gramática, semântica e sintaxe. Se fosse coisa de trabalho teríamos que pensar em como e o que escrever.

Não sou contra o uso de Messenger, blogs e orkut no trabalho. Pelo contrário, temos que utiliza-los. Interagir faz parte do nosso trabalho. Mas sem excessos. Cada um pode fazer o seu controle e apreciar com moderação.

Nenhum comentário: