quinta-feira, 30 de agosto de 2007

SEO - temos que mudar nossos conceitos

Quando comecei a trabalhar com SEO o foco maior do projeto era o posicionamento do site para um punhado de palavras-chave. Todos os meses fazíamos um relatório de acompanhamento com um ranking de 'x' palavras e a sua evolução ou não na posição do ranking.

Não tínhamos noção das long tails.

O que me incomodava naquela época era forma míope de como víamos as coisas. Pensava porque só trabalhar aquele punhado de palavras, enquanto tínhamos varias e varias outras palavras que levavam visitas pro site, que somadas respondiam a mais da metade das visitas vinda dos buscadores. E quando verificava qual era a posição delas no google, y!, etc, constatava que a posição era boa.

Só q a frustração era grande ainda. Pois o que mostrava para os clientes era o tal ranking de palavras que nunca evoluía. Era um PPT requentado, como ouvi uma vez.

Agora não. Apesar de ser uma forma encantadora de vender SEO falando que seu site estará na primeira página do buscador, essa não é a melhor forma de defender. E nem tão pouco entregar um relatório para o cliente com ranking das palavras que ele olha e diz: "ok, mas e daí? o que isso me traz de bom?"

O tráfego. Um dia mostrei para um cliente que atendia um gráfico com a evolução das visitas no site desde que ele começou o projeto de SEO. O sorriso na cara foi imediato. Pq agora sim ele estava vendo as coisas acontecerem. E a minha frustração diminuiu.

E as long tails? Fiz um teste com elas tb. Fizemos mais conteúdos pro site usando as log tails e melhorando a estrutura interna das páginas. Passado alguns meses, fiz um estudo analisando as top pages do site, e lá estavam as páginas com novos conteúdos criados trazendo visitas vinda dos buscadores. E eram visitas consideráveis.

É hora de mudar nossos conceitos sobre otimização de site. SEO melhora o posicionamento? Sim, melhora. Mas, posicionamento está se tornando algo cada vez mais relativo. E temos muito mais para oferecer para nossos clientes do que relatório de ranking, somente.

:)

Nenhum comentário: